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Os Nãgõ e a Morte

Autor: Juana Elbein dos Santos
Os Nãgõ e a Morte

Esta obra se propõem examinar e dissolver algumas interpretações sobre a concepção da morte, suas instituições e seus mecanismos rituais, tais quais são expressos e elaborados simbolicamente pelos descendentes de populações da África Ocidental no Brasil.

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Os Nãgõ e a Morte + Encantaria Brasileira
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Descrição

Este livro é uma tese de Doutorado em Etnologia, apresentada na Sorbonne, em 1972. Sua publicação pela Vozes vem atender à solicitação, cada vez maior, por parte do público, sobretudo das nossas universidades, de estudos especializados sobre temas relativos às origens culturais brasileiras. A obra se propõe examinar e dissolver algumas interpretações sobre a concepção da morte, suas instituições e seus mecanismos rituais, tais quais são expressos e elaborados simbolicamente pelos descendentes de populações da África Ocidental no Brasil - particularmente na Bahia -, nas comunidades, grupos e associações que se qualificam a si mesmos de Nago e que a etnologia moderna chama de Yorúbá. Além do assunto em si, de máximo interesse, o livro se recomenda pela seriedade da pesquisa de campo, pelo método utilizado, pela maneira como a autora soube vencer as dificuldades, para muitos intransponíveis, relativas à própria localização e seleção do material de estudo, na própria África e sobretudo no Brasil.

Sumário

l. INTRODUÇÃO, 13
Objeto da tese: delimitação do tema central. Área geográfica e humana.Pesquisa de campo e material de  apoio. Organização do trabalho: distribuição   dos   capítulos.    Método   de   pesquisa:   nível   fatual, revisão crítica e interpretação do símbolo. Breve análise da bibliografia e do estado atual dos estudos afro-brasileiros.

II. O COMPLEXO CULTURAL NAgô, 26
Origens étnicas. Estabelecimento no Brasil e áreas de influência. Comunidades   Nàgô:   çgbf   e   "terreiro".   Conteúdo   do   "terreiro": o "mato" e espaço "urbano"; representações materiais e simbólicas do àiyé e do orun e dos elementos que os relacionam; àse, força dinâmica e propulsora  do sistema.

III.  SISTEMA  DINÂMICO,  39
O àse, principio e poder de realização; os elementos materiais e simbólicos que os  contêm;   transmissão  do  àse e   relação  dinâmica;   graus  de absorção,   desenvolvimento  do  àse  e  a   estrutura   do   "terreiro". A  transmissão oral  como  parte  componente  da  transmissão
dinâmica, síntese e exteriorização de um  processo de  interação; o som  e  a  individualização;   a  estrutura  ternária   e   o  movimento; a invocação; os mitos e os textos orais; a língua ritual Nàgô no "terreiro".

IV. SISTEMA RELIGIOSO E CONCEPÇÃO DO MUNDO: AIYÉ E ORUN, 53
Os nove espaços  do orun e  o òpó-orun. Mitos genéticos:   os elementos cósmicos  e  a   protoforma:   a  criação  do   mundo.  O   universo:   suas representações; o igbâ-odu e seus conteúdos simbólicos:  os dois elementos  genitores  e  o   elemento   procriado;   os  três   termos e a unidade dinâmica. As quatro partes do mundo: nascente e poente (lyo-õrún e  Iwò-õrún),  a  direita  e  a  esquerda   (òtún àiyé e  òsi àiyé).

V.   O SISTEMA  RELIGIOSO  E  AS  ENTIDADES  SOBRENATURAIS: OLÓRUN E os IRÚNMALÈ, 72
Os Irúnmalè e os ancestrais. Os Irúnmalè da direita e os da  esquerda:
Os òrisà e os ebora. Emprego extensivo da  palavra òrisà. Os òrisà
e  os  ebora,  símbolos   de   elementos   fundamentais,   genitores   masculinos
e   femininos   e  os   que   simbolizam   os   elementos   procriados   ou   de
interação;   Òrlsànlá  e   os  òrlsà-funfun,  Odúduwà  e   os   ebora;  O  ase
que   eles  veiculam:   simbologia   e   classificação.

VI.   O SISTEMA  RELIGIOSO  E  AS  ENTIDADES  SOBRENATURAIS: Os ANCESTRAIS, 102
Diferenciação entre òrisà e ancestre: Lese òrisà e lese égún; o Ilé-ibo-akú lese òrisà e  o  Ilé-igbàlè lese  égún.  Os  ancestrais  da  direita  e   os da  esquerda;   os  Égún  e   as  iyá-àgbà:   seu   culto,   organização e   simbologia.

VII. PRINCÍPIO DINÂMICO E PRINCÍPIO DA EXISTÊNCIA INDIVIDUALIZADA NO SISTEMA NÀGÔ: ÈSÚ BARA, 130
Significados,  mitos  e  representações:   o  Òkòtó,  símbolo   de   multiplicação e   crescimento:    Èsú    Yangí,   pedra   laterita,   protoforma    universal e  símbolo  de   matéria   individualizada;   Êsú   e   sua   situação   de terceiro  elemento  ou   elemento   procriado;   Èsú   Òjíséebo   ou Eléru  transportador  e  patrono   das  oferendas;  Èsú  enú-gbáríjo,
princípio da comunicação e relação entre Èsú e Ifá; Èsú Qna e suas relações com o destino; Èsú, portador do Egán, símbolo do às f, propulsor do  sistema  Nàgô.

VIII.  O TERCEIRO  ELEMENTO  E os RITOS  PRIORITÁRIOS,   182
Èsú  e   a   ação   ritual;   Èsú   Iná  e   seus   genitores;   o   ritual   de   Pàdé,
significação,   desenvolvimento  e   texto;   outros   ritos   prioritários; Èsú e a restituição de ase aos  genitores  míticos.

IX. EXISTÊNCIA GENÉRICA E EXISTÊNCIA INDIVIDUALIZADA, 200
progenitora  e  matéria  diferenciada;   "assentos":   símbolos ofcfnros e individuais.  Entidade  criadora  e  matéria  de  origem: Hl c Ipòrí. Elementos que individualizam:  Bara e Ori,  o  nascimento e o destino pessoal.

X. EXISTÊNCIA INDIVIDUALIZADA E  EXISTÊNCIA GENÉRICA:  A MORTE,  220
A desintegração dos seres do àiyé e sua transformação ulterior; e  redistribuição  de àse:  o ebq e  os  ritos  de sacrifício; eru-ikú e os ritos de Asèsè; os dois níveis da existência e o eterno renascimento.

Informações Adicionais

Livro NOVO
 
Formato 21 x 13,5 cm

Editora Vozes, 1ª Edição, 2008

250 páginas

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