A véspera do Natal de 1994 teria passado como qualquer outra, não fosse por três minúsculos fragmentos de papiro, assunto da sensacional matéria de primeira página do The Times de Londres. A avalanche de cartas ao editor fez com que o mundo surpreso compreendesse que o relato de Mauhew d'Ancona era tão importante quanto a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. A torrente de telefonemas recebidos pelo Dr. Carsten Peter Thiede, o estudioso que deu subsídios ao trabalho, e a controvérsia internacional que se espalhou como fogo em palha, nos dão uma idéia de por que o papiro de Magdalen envolveu o cristianismo em uma arriscada batalha decisiva com relação à Bíbliia.
Thiede e D'Ancona corajosamente contam a história de dois estudiosos, separados no tempo por um século, que se depararam com os mais amigos vestígios conhecidos do Novo Testamento, provas concretas confirmando que o Evangelho de S. Mateus é o relato de uma testemunha ocular de Jesus. Ela começa em 1901, quando o reverendo Charles B. Huleatt adquire três pedaços de um manuscrito no sombrio mercado de antiguidades de Luxor, no Egito. Ele doa os fragmentos de papiro à sua faculdade, o Magdalen College, em Oxford, Inglaterra, onde ficam espostos no mostruário, junto com o anel de Oscar Wilde. Por quase um século, os visitantes mal notam os fragmentos de Mateus, cuja data inicialmente foi fixada em 180-200 A.D.; porém, depois que o Dr. Thiede corrigiu sua datação para aproximadamente 60 A.D., a biblioteca foi invadida por pessoas querendo contemplar um exemplar do Evangelho, do século I.
Mas por que esse barulho todo? Como podem três fragmentos de um papiro antigo ser tão importantes? Como Thiede chegou a essa datação tão antiga? E o que isto significa para o cristão comum? Agora temos respostas autorizadas a essas questões cruciais. Com efeito, o papiro do Magdalen constitui prova concreta a favor da tradição de que S. Mateus realmente escreveu o evangelho que leva seu nome, de que o escreveu a uma geração da morte de Jesus e de que as histórias ali narradas a seu respeito são verdadeiras. Alguns negarão com veemência as afirmações de Thiede, outros as acolherão, mas ninguém pode ignorar Testemunha Ocular de Jesus.
Carsten Peter Thiede é uma autoridade em manuscritos antigos (papirólo-go) e dirige o Instituto de Pesquisa Epistemológica Básica de Paderborn, Alemanha, onde vive. É membro vitalício do Instituto de Estudos Germânicos da Universidade de Londres.
Matthew d'Ancona, Editor Assistente do The Sunday Telegraph, divulgou a matéria sobre o papiro do Magdalen em 1994, quando era Editor Assistente do The Times de Londres. Obteve o primeiro lugar em História Moderna no Magdalen College, Oxford, em 1989, e no mesmo ano foi aceito como bolsista de pesquisa no Ali Souls College. Vive em Londres, com sua esposa Katherine Bergen.
PREFÁCIO 7
O ALFABETO GREGO 11
CAPÍTULO 1. O Papiro do Magdalen College: Introdução 17
CAPÍTULO 2. Datas e Debates: S. Mateus e a Controvérsia sobre as Origens do Novo Testamento 27
CAPÍTULO 3. Investigando o Papiro do Magdalen 45
CAPÍTULO 4. A Descoberta de uma Vida 707
CAPÍTULO 5. Nova Datação do Papiro do Magdalen 143
CAPÍTULO 6. Os Escribas e o Cristianismo 179
CAPÍTULO 7. Fragmentos da Verdade? O Papiro do Magdalen em Nossos Tempos 207
NOTAS 233
GLOSSÁRIO 255
ÍNDICE 263
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